TEMA: CHINA : A Potência do Novo Milênio
INTRODUÇÃO
Sabendo-se que a China: Nova Potência do Novo Milênio, torna-se de fundamental importância interdisciplinar nas disciplinas de História e Geografia nas turmas de 5ª, 7ª e 8ª séries.
Por isso, através do presente projeto buscamos oportunizar os alunos o conhecimento sobre China, nação sede das Olimpíadas 2008, país que encontra-se em pleno desenvolvimento, econômico, social, tecnológico e científico, despontando como a maior potência do século XXI.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Analisar o processo econômico, político e tecnológico que promoveu o desenvolvimento da China tornando-a maior potência do século XXI.
Objetivo Específico
Localizar geograficamente a China;
Estudar o processo de formação histórica da China;
Analisar o processo histórico da Revolução Chinesa;
Compreender os fatores que contribuíram para o grande desenvolvimento econômico e tecnológico da China e suas conseqüências;
Identificar os principais obstáculos ao desenvolvimento da China, até o século XX;
Justificativa
Atualmente o mundo prepara-se para vivência um grande espetáculo que é as Olimpíadas de 2008, o que promete ser um show de tecnologia modernidade e perfeição. Ao mesmo tempo que somos surpreendidos com uma invasão de produtos chineses no mercado internacional.
Diante disso, pretendemos oportunizar aos alunos conhecimento sobre o processo de formação econômica, política e tecnológica que promoveu o grande desenvolvimento da China. Bem como perspectiva e desafios para o século XXI.
Revisão Bibliográfica.
A China aparece desde cedo na história das civilizações humanas a organizar-se enquanto nação (ainda que a identidade nacional chinesa seja complexa), demonstrando um pioneirismo notável em áreas como a arte e a ciência, ultrapassando largamente, na altura, o resto do mundo. Em cerca de 1000 a.C., a China consistia num conjunto complexo e intrincado de reinos de pequenas dimensões. Em 221 a.C., todos estes reinos foram anexados ao estado Qin, dando início à Dinastia Qin. Na história da China, ao longo dos séculos, num movimento pendular, verificamos períodos de união e de desunião. No século XVIII, a China experimentou um progresso tecnológico acentuado, em relação aos outros povos da Ásia Central, ainda que tivesse perdido terreno se comparada à Europa.
Os acontecimentos do século XIX, em que a China tomou uma postura defensiva em relação ao imperialismo europeu ao mesmo tempo que estendia o seu domínio sobre a Ásia Central, podem ser explicados sob este ponto de vista. Veja Guerras do Ópio, Rebelião Taiping e Levante dos Boxers. No início do século XX, o papel desempenhado pelo Imperador da China desapareceu em 1912, com a proclamação da república por Sun Yat-sen, e posteriormente com a China a entrar num período de desagregação devido à Guerra Civil Chinesa. Atualmente há duas regiões que reclamam, formalmente, para si o nome de China: a República Popular da China e o Governo pré-revolucionário da República da China, que administra Taiwan e várias pequenas ilhas de Fujian. Ver também: Cronologia da história Chinesa, Dinastias Chinesas, História de Hong Kong, História de Macau, História de Taiwan.
Metodologia
Apresentação em multimídia sobre a civilização chinesa – Revolução chinesa ao doas atuais, As ZEES;
Leitura e socialização dos temas;
Construção pelos educandos da linha tempo indicando os principais fatos da história desse país no século XX; (alunos)
Cartografia – com auxílio de Atlas e textos traçar o roteiro de viagem pela China com partida da cidade de Guaraciaba.
No roteiro constará: cidade sede das Olimpíadas- Pequim – abertura do evento;
Conhecer duas cidades industriais;
Duas áreas agrícolas;
Uma região recém incorporada ao território Chinês;
Visita a maior hidrelétrica do mundo (em construção);
Passeio de bicicleta pelas ruas chinesas apreciando ou observando, costumes, cultura e degustando da exótica culinária chinesa;
Região pouco habitada do país (relevo, clima);
Visita ao parque ecológico para conhecer os ursos Panda;
Passeio pela Muralha da China;
Música típicas chinesa e fotos e imagens do país;
Resultado da viagem: Slides ;
Mural sobre jogos da Olimpíada (reportagens);
Pesquisa do cotidiano – Os produtos chineses a venda no mercado brasileiro.
Confecção de painel – produção de textos – exercícios;
Pesquisa sobre o Mandarim – língua oficial;
Texto Impacto ambientais; China maior emissor de gases do planeta;
O projeto será desenvolvido de agosto a outubro na EEB. Júlio Vicente de Pelegrin, EEB Sara Castelhano Kleinkauf, EEB Nereu de Oliveira Ramos e na EEB Ouro Verde.
Referências Bibliográficas
VESENTINI, José William, Geografia Crítica. 1998, editora Ática, SP;
MOREIRA, Igor, Construindo o espaço, 1998, editora Ática, SP.
Revista veja, julho 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário