








ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JÚLIO VICENTE DE PELEGRIN – SEDE GUATAPAREMA
ALUNAS: CECÍLIA RAUTA, PATRÍCIA MACHADO, ELIEZER LUNKES, ANDRÉIA THALHEIMER E GISELI FERRONATTO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PRODUÇÃO DE TEXTO: UMA VIAGEM INESQUECÍVEL.
CHINA UMA GRANDE POTÊNCIA
Por meio de uma grande curiosidade, eu e minhas amigas resolvemos ir a China onde está sendo realizada as Olimpíadas de Pequim. Para realizar essa viagem tínhamos duas opções para chegar, sendo a 1ª de avião e a 2ª de Navio. Resolvemos ir de avião, pois seria mais rápido e não perderíamos a abertura das Olimpíadas.
Ao chegar a China alugamos cinco bicicletas, e aproveitamos nesse passeio para conhecer um pouco da vida dos chineses, onde um guia foi nos explicando ao peculiaridades do povo chinês.
Foi durante a conversa com o guia que ele deixou escapar alguns detalhes não revelados pela mídia, pois até então sabíamos que os chineses são um povo de uma rica cultura, bem como de uma boa situação financeira, mas estando lá ficamos sabendo da grande parcela da população que vive em situação de pobreza, principalmente no campo, onde encontra-se algumas áreas rurais isoladas bem como da poluição ambiental que não é um problema só dos chineses mas ultrapassa as fronteiras.
Querendo inverter a situação o guia começou a nos mostrar as belezas e os pontos positivos da China: “Somos o maior produtor mundial de milho e arroz, estamos em construção da maior hidrelétrica do mundo – Três Gargantas, temos altos índices exportação e somos um dos maiores importadores de matéria-prima.
Quando percebemos estávamos em frente ao Ninho do Pássaro, onde em poucas horas estaria começando a abertura das Olimpíadas 2008, sem perder tempo pegamos nossos ingressos e entramos. De início não foi muito fácil entender a língua chinesa, mas com auxílio de amigos e dos guias turísticos tudo foi se ajeitando. Que maravilha um lindo espetáculo, um verdadeiro show de tecnologia e criatividade.
A China possui grandes áreas a Oeste do país, compostas de montanhas e planaltos, que vão cedendo o surgimento de colinas e de extensas planícies na porção leste do território, apresentando uma diminuição progressiva das altitudes em direção do mar. O país é composto de 22 províncias, cinco regiões autônomas, quatro cidades administradas diretamente pelo governo central e duas regiões administrativas especiais que são Macau e Hong Kong.
Essa viagem nos proporcionou um enorme prazer, além de muito conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário